26 – Glaciers

Nada de aurora boreal. Noite em claro.

Depois de uma noite inteira acordados, desistimos de tentar fotografar as luzes do norte (north lights) lá pelas 4h da manhã. Ela não deu o ar da graça e parece que perdemos uma rara oportunidade na noite anterior. Esta época do ano não é a melhor para se visualizar o fenômeno, mas ele havia ocorrido nos últimos dois dias e nos animamos de esperar e tentar fazer o registro. Não deu certo. Noite mal dormida e nada de foto das luzes.

Pela manhã, fomos ao cais de Whittier para contratar uma passeio pelos glaciers. O Knai Fjords Nacional Park e Prince William Sound são lugares com muitas formações de gelo e, para conhecer alguns lugares por perto, pegaremos um barco.

Tur iniciando

Optamos por um tour com a empresa Major Marine, que inicia após o meio-dia e termina lá pelas 18h. O passeio começa por uma cachoeira que é bem em frente à cidade de Whittier, repleta de aves, que eles chamam por aqui de Kittiwake. Uma espécie muito parecida com nossa gaivota.

A paisagem da região é muito bonita, e apesar de ser final de verão, ainda se pode observar muito gelo no alto das montanhas.

Bela paisagem formada pela montanhas brancas

Logo que o barco se afasta do porto, tem iniício o desfile de animais marinhos. Um dos mais simpáticos é o Sea Otter. Ele fica boiando de barriga para cima e é a maior graça, mas não deixa chegar muito perto e some em um mergulho.

Sea Otter boiando com as patas para cima!

Eles são muitos!

Logo chegamos às primeiras geleiras (aqui chamadas de Glacier).
Glacier Billings

Billings Glacier

Avistamos até uma formação de "poeira" que parecia ser resultado de uma movimentação geológica recente, mas não foi confirmada pela guia do passeio.
Avalanche no Glaciar

Ficamos encantados quando chegamos ao ponto principal do passeio: o Surprise Glacier. Uma geleira que faz jus ao nome e causa uma surpresa em quem a vê.

Próximas ao Surprise Glacier, pudemos visualizar muitas focas.

Focas

IMG_1519-640x427 No retorno, ainda encontramos a ave símbolo dos EUA: a Bald Eagle.
Bald Eagle - Ave símbolo americano

Ao final da tarde ainda visitamos um museu da cidade de Whittier que guarda muitas relíquias de guerras passadas aqui no Alaska. Muito interessante e intrigador ver como os combatentes usavam roupas precárias para enfrentar o frio e o clima adverso.

Amanhã seguimos para Valdez, esperando ver mais montanhas com gelo pela estrada!