20 – Círculo Polar Ártico

Trocamos o óleo da KLR preta e antes das 8h da manhã já estávamos rodando rumo a Fairbanks. Nosso objetivo no dia era o de encaminhar a ida a Prudhoe Bay.
Dalton Highway - Estrada para Prudhoe Bay

Dalton Highway - Estrada para Prudhoe Bay

  Um pouco antes do meio-dia, cruzamos a entrada da cidade de Fairbank. Guiados pelo GPS, passamos ao lado e paramos em uma lugar chamado Fox. É uma parada antiga e muito precária, em que há apenas aqueles banheiros químicos que se vê em eventos no Brasil. Abastecemos as motos e seguimos pela Dalton Highway. No início do primeiro trecho de estrada de chão há a placa da estrada. Paramos para fotografar e fazer os últimos ajustes para encarar a estrada para o extremo norte.
Placa no primeiro trecho de estrada de chão. Serão 1.600 km de muita terra e trechos pequenos de asfalto.

Placa no primeiro trecho de estrada de chão. Serão 1.600 km (800 ida, 800 volta) de muita terra e trechos.

No início, a estrada é praticamente toda de asfalto, mas logo aparecem trechos de chão, que serão a grande maioria nos mais de 800 km que separam Firebanks de Prudhoe Bay. Em razão da neve e do trânsito de caminhões, não há asfalto nesta estrada, pois dificultaria a tração. Nestes 800 km, há poucos lugares para abastecimento. Coldfoot, um campo base e parada de caminhoneiros é um deles. Chegamos lá por volta de 3h, abastecemos e almoçamos. Pela primeira vez nessa viagem, conseguimos almoçar de maneira apropriada! Até então, nossas refeições foram em restaurantes tipo fast food ou "porcarias" que compramos nas lojas de conveniência dos postos de combustíveis. Já estamos enjoados dessas opções...
IMG_0873-640x427

Coldfoot - Parada para abastecimento e para almoço

Como ainda era cedo e o por do sol se dá depois das 11h da noite, optamos por seguir viagem rumo a Prudhoe Bay. Fomos fotografando a estrada, que é muito bonita, e curtindo as paisagens.
Construção antiga em Cold Foot

Construção antiga em Cold Foot

Chegando ao Atigun Pass, uma garoa chata, aliada ao frio intenso e à cerração, dificultaram muito a viagem.
Cenário sinistro com nuvens encobrindo a estrada

Cenário sinistro com nuvens encobrindo a estrada

Andamos até 1h da manhã e, ainda dia claro, resolvemos parar para montar acampamento na beira da estrada e descansar algumas horas.
IMG_0911-640x427

1h da manhã e ainda é dia claro. Acampamos dentro do círculo polar ártico

Estava muito frio e foi uma dificuldade montar as barracas. Não foi uma parada muito agradável, mas foi o suficiente para podermos seguir caminho, pois ainda faltavam mais de 204 km de estrada de chão para chegarmos a Prudhoe Bay.