17 – Iskut no Canadá

Alaska - uma passadinha rápida!

Stewart e Hyder são duas cidadezinhas pequenas que fazem a fronteira Canadá/EUA (Alaska). Este lugar é ponte de passagem para milhares de turistas que vêm conhecer os glaciares e ver os ursos. É muito comum vê-los na estrada. Entre ontem e hoje, nossa contagem chegou a sete. É possível até se aproximar um pouco de alguns, mas ainda não conseguimos fotografá-los. Tirar as luvas e pegar a máquina é tempo suficiente para o urso fugir umas 10 vezes! É bem melhor assim, imagine se ele partir para cima! Aí danou-se!!!

Entrando no Alaska - Stewart - Hyder

Entrando no Alaska - Stewart - Hyder

Logo ao acordar, percebemos que chovia em Stewart. Descemos e encontramos no café da manhã o Ricardo, brasileiro que vive nos EUA e estava fazendo uma viagem solo com sua BMW. Combinamos de ir junto ao Bear Fisch.

DSCF1351-640x480

Ricardo e Edson

Ricardo e Edson

Pagamos seis dólares cada um para ver o rio onde há muitos salmões que tentam seguir e retornar à nascente para desovar, onde dizem que os ursos costumam se alimentar, porém não vimos urso algum. Nos depedimos do Ricardo porque iríamos ao Glacier Salmão e ele não poderia nos acompanhar porque havia uns 40 km de estradas de terra.
_MG_0495-640x427

Esperando pelos ursos e nada

A chuva dificultou nossa vida, pois além do frio, a estrada era muito escorregadia e com muitas pedras soltas. O cenário parecia muito bonito, pois avistávamos partes de gelo entre as nuvens. Nosso primeiro ponto era o point view da Glacier Salmão, infelizmente estava encoberto pelas nuvens e acabamos tirando uma foto apenas da placa.
Divisa Canadá - Alaska

Divisa Canadá - Alaska

Seguimos na mesma estradinha que percorria a encosta da montanha em busca do Toe of Salmon Glacier. Esse sim, foi possível avistar: é um espetáculo, apesar de estar chovendo e dificultar as fotos! _MG_0550-640x427   Neste ponto estreamos as luvas hot gloves da OXFORD, que utilizam uma conexão com a bateria e aquecem as mãos. Um pequeno luxo em um lugar de temperaturas negativas. Que maravilha essas luvas! IMG_0524-640x427 _MG_0530-640x427 _MG_0529-640x427
Gelo em uma estrada fantástica em Hyder

Gelo em uma estrada fantástica em Hyder

Deslumbrados com a paisagem, seguimos na mesma estrada. Eu havia visto na internet algumas fotos de um lugar em meio ao gelo e queria seguir até encontrá-lo. Passamos dois pequenos córregos de degelo e chegamos ao final da estrada em um descampado que parecia uma pequena pista improvisada de pouso de aeronaves, ou sei lá o quê... DSCF1356-640x480   No retorno, mesmo com a chuva e a cerração, ainda paramos para tirar diversas fotos das montanhas que eram muito bonitas. Ao retornar a Hyder, encontramos o Ricardo ainda aguardando aparecer algum urso. E nada!!!! Esperamos que ele tenha conseguido ver e fotografar algum. Ele ficou lá sentado esperando os ursos... Depois do almoço, pegamos a estrada até Iskut. Fizemos cerca de 300 km. Amanhã vamos andar bem mais, rumo a Firebanks!
Peles de urso em exposição em Hyder

Peles de urso em exposição em Hyder