16 – Stewart – British Columbia

Dia longo, muita estrada e lindas paisagens!

.

Saímos um pouco tarde de Willian Lake, pois havia muita coisa para organizar ao desmontar o acampamento e o Edson ainda estava estreando seu kit. Com alguma dificuldade, tudo voltou para o lugar de onde saiu. Incrível como esses equipamentos, depois de desmontados, parecem ter maior volume do que quando vêm na embalagem de fábrica, ou foi falta de prática mesmo...

IMG_0401-640x427 IMG_0400-640x427

O cenário continua se repetindo, muitas montanhas, pinus (eu acho!), lagos e aquelas construções antigas com os telhados com formato praticamente vertical para aguentar a época do inverno e o peso da neve.

IMG_0408-640x427
Estilo de paradas antigas

Estilo de paradas antigas

Passamos por diversas cidadezinhas pequenas e paramos para fotografar algumas placas.

IMG_0437-640x427

Quesmel chamou atenção pela poluição. Uma fumaceira danada, em sua maioria saindo de uma grande indústria que não faço ideia do que seja.

Local do almoço

Local do almoço

Depois do almoço, avistamos as primeiras montanhas com gelo, branquinho... Agora sim, parece que estamos mais próximos do Alaska. Adeus ao calorão californiano. Apesar de que isso tem um preço: de manhã a temperatura é muito fria. Depois, próximo ao meio-dia, fica bem melhor.

IMG_0459-640x427

A partir de hoje, adotamos a sesta depois do almoço, com a diferença do fuso horário e o fato de estar dormindo muito tarde e acordando cedo, passamos o dia com sono. Isso não é nada bom. Assim, depois do almoço escolhemos uma "rest area" (locais de descanso nas rodovias canadenses e americanas), escolhemos a sombra e tiramos um coclhilo de 15 minutos. Assim, sem cerimônia e qualquer problema. É o suficiente para melhorar muito a disposição para andar e eliminar a bobeira do sono!

Expressamente proibido sair com qualquer  bebida alcoólica dos bares

Expressamente proibido sair com qualquer bebida alcoólica dos bares

Ao final da tarde, chegamos ao objetivo do dia: Stewuart, na divisa com o Alaska (Hyder). A estrada para chegar aqui é impressionante: muito gelo e montanhas que formam cachoeiras pelo degelo. Chegamos às 22h e, na estrada, avistamos 3 ursos. Pena não ter conseguido filmar nenhum. Apesar do horário, fazia poucos minutos que a noite havia caído. Com os dias longos, há muito tempo para aproveitar.

Deixando a marca por onde passamos

Deixando a marca por onde passamos

IMG_0464-640x427
Road 37

Road 37

Paisagem próximo a Stewart

Paisagem próxima a Stewart

Road 37

Road 37

 
Chegando em Stewart

Chegando em Stewart

Amanhã pisaremos no Alaska!